sexta-feira, 10 de abril de 2009

Saiba Mais - Perfil "Fake" no Orkut: Saiba mais sobre esse assunto...

Quem tem ou teve orkut já deve ter se deparado com perfis fakes agindo das mais diversas maneiras, interferindo no seu orkut ou em comunidades. São perfis falsos (não correspondentes aos autores) fazendo propaganda, exibindo pornografia ou simplesmente querendo "fazer amizade" com você. Mas quem está por trás desses perfis? Como analisar os comportamentos dos autores dos fakes?



De acordo com a Safernet, ainda não existe legislação específica para a rede, mas as leis do código penal são aplicadas nos casos virtuais. A organização não governamental que tem como objetivo o combate a crimes na internet ainda nos diz que 90% das 30 000 denúncias mensais recebidas são com relação ao orkut.

Dentre os problemas mais conhecidos dessa rede virtual, temos a criação de perfis falsos, os conhecidos fakes. Alguns dos internautas colocam fotos de desenhos animados, de pessoas famosas, deixando claro que aquele perfil não é real, mas outros usam fotos de pessoas desconhecidas do público em geral, tornando difícil ou as vezes impossível a identificação do perfil como um fake, dando assim continuidade ao uso indevido dos dados de outra pessoa.

Nós (Criadores dessa Matéria) estávamos levantando algumas hipóteses sobre a existência e ação dos fakes. Como o próprio nome já diz, "fake" em inglês, significa "falso". O personagem fake, do orkut, acaba fazendo parte de uma contingência que é diferente daquela vivida na realidade. Essa contingência pode diferir em um ou mais termos da equação antecedente-resposta-consequência:

(1) Antecedente: o contexto da vida do indivíduo não seria estímulo discriminativo para a emissão de certas respostas, mas o contexto do orkut sim.

O orkut dá ao internauta a possibilidade de entrar em contato com pessoas dos mais diferentes credos, costumes, padrões comportamentais que ele não poderia ter acesso fora da internet. Essa série de contextos que fora da internet ele não tem acesso, serve de estímulo discriminativo para certas respostas que também não seriam emitidas fora do orkut, como por exemplo, adotar a imagem de uma pessoa bonita

(2) Resposta: algumas respostas específicas só seriam possível na realidade virtual e via perfil fake.

Por exemplo, um indivíduo cria um orkut falso de uma celebridade e passa a responder aos fãs que acreditam que ele é, de fato, o astro (ator, atriz, cantor etc). As respostas do perfil fake são completamente diferentes daquelas emitidas pelo autor em seu dia-a-dia. Outra diferença entre as respostas é o custo dela; pode ser muito mais cômodo, fácil e rápido responder no orkut, alcançando maior número de relacionamentos sociais e com mais facilidade do que ao vivo.

(3) Consequência: o ambiente real não reforçaria ou puniria certas respostas, mas o ambiente virtual, com um perfil fake, faz exatamente o contrário: reforça e não pune.

Dentre as consequências reforçadoras que suas respostas podem gerar via orkut, está a receptividade que os outros internautas certamente dispensarão. Receptividade esta que pode ser que ele não receba em quantidades que saciem sua privação quando fora do orkut ; além da receptividade, levando em consideração a quantidade de reforçadores disponíveis na internet, ele pode chegar a abandonar a sua vida social de fato, fora da rede, já que nela não existem tantos reforçadores.

Esse tipo de consequência não se restringe ao uso de foto de pessoas famosas. Muitos internautas pegam fotos de meninas bonitas do orkut e criam fakes através dos quais emitam respostas que podem gerar consequências semelhantes. Como as informações utilizadas na conta fake não são do internauta responsável por sua manutenção, ao utilizá-las ele se esquiva da punição que poderia ser submetido ao defender/apregoar determinadas ideias ou emitir certos comportamentos, podendo assim aprontar o que quiser.



Além dos riscos inerentes a ter seu perfil fake desmascarado, queremos aqui ressaltar uma preocupação maior e mais provável: (1) uma pessoa que vive intensamente sua "second life" e muito pouco sua vida real pode não desenvolver repertório adequado e, uma hora ou outra, ser necessário - por exemplo para iniciar um relacionamento, namorar, conviver em equipes profissionais etc e (2) o reforço obtido por respostas emitidas na vida real, possivelmente, é mais intrínseco e intenso. Em outras palavras, a vida real, quando bem vivida, com seus prazeres e desprazeres, é muito mais bela.

FONTE: [Olhar Beheca] - http://olharbeheca.blogspot.com/


_____________________________________________________________________


AVISO!

Aproveitando a pauta dessa matéria, como a apresentadora Márcia Goldschmidt já disse em seu programa ela não possui Perfil no Orkut, portanto todos os Perfis lá encontrados são Fakes.
Ela possui sim comunidades criadas por fãns apenas.
Se alguém tentar se passar pela Márcia no orkut, dizendo ser ela e etc...
É mentira, a única forma de se comunicar com a Márcia Goldschmidt é atravez do e-mail do programa.

E-mail: marcia@band.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no campo abaixo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by @rickymoscoutti | facebook.com/rickymoscoutti