quinta-feira, 30 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Saúde: Qual a quantidade de Água que se deve beber por dia? Vejam só...
A Água
Dois litros por dia são imprescindíveis para um organismo saudável e bem hidratado. É o que todo mundo diz. Mas será líquido e certo? Fomos investigar se precisamos mesmo de tudo isso
A idéia é manter a homeostase do corpo, que é o seu estado de equilíbrio. Em outras palavras, o que foi consumido precisa ser reposto. Essa é a tese. Porém, avisam os experts, não convém generalizar. “Cada pessoa deve beber a quantidade adequada para o seu caso e o seu estilo de vida. Afinal, o metabolismo, a estrutura corpórea, o tipo de exercício físico e até o clima são variáveis que precisam ser levadas em conta”, lembra o fisiologista Paulo Zogaib, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, que também é especialista em medicina esportiva. “Há muita diferença entre o gasto de água de quem vive andando na rua e o de uma pessoa que trabalha sentada”, compara ele.
Como nem todo mundo se dá ao luxo de uma consulta para calcular o gasto diário de líquido, os médicos utilizam, por segurança, a porção de 1 a 2 litros como parâmetro. “Para definir com mais precisão a quota ideal, a pessoa deve se pesar no começo do dia e depois de duas horas de trabalho. A diferença representa o quanto foi consumido de água nas funções rotineiras”, explica Paulo Zogaib. Exemplo: se você perdeu 60 gramas, vai ter que repor 60 ml de água. Ou seja, a cada grama corresponde 1 mililitro. Como um copo de água equivale a cerca de 200 mililitros, faça a conta. “Quem pratica atividade física deve subir na balança antes e depois da malhação. E, se beber água nesse período, tem que deduzir a quantidade ingerida do resultado final”, avisa Flávia Abdallah, nutricionista do ambulatório de medicina esportiva do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Na teoria é tudo muito fácil. Basta calcular a média de líquido gasto em um dia e repor esse volume. Nem mais nem menos. Nessa conta — o que complica a prática —, some também a água embutida em outras bebidas, como sucos, e nos alimentos. Para dar uma idéia, uma fatia de melancia tem 90% de pura água. “Quem tem uma dieta balanceada e não faz exercício pode cortar aquela recomendação de 1 a 2 litros pela metade”, diz Tânia Rodrigues.
De qualquer modo, o corpo dispõe de um mecanismo natural, a sede, que evita a desidratação. “É ela que deve regular o volume a ser ingerido por um indivíduo em condições normais”, afirma a nefrologista Ita Pfeferman Heilberg, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas esse é um ponto em que as nutricionistas ouvidas pela reportagem discordam a uma só voz: não devemos esperar que o corpo dispare o sinal de alarme. Sobrou para Paulo Zogaib a missão de encontrar o meio-termo. “De fato, a sede não é o melhor parâmetro. Mas, se um indivíduo normal se basear nesse aviso para se hidratar, não haverá problemas”, opina. A cor da urina também é um bom indicador. Se ela estiver bem clarinha, a hidratação está em dia.
Uma coisa é certa: água de menos faz mal. “Quando a desidratação é leve, a evacuação fica mais difícil e o volume de urina diminui”, explica Tânia Rodrigues. “Num segundo momento, a pele, os cabelos e os olhos ficam ressecados. O próximo sinal de que o corpo pede água é o aumento do cansaço e da sonolência, a diminuição no poder de concentração, indicando também uma queda no fluxo de oxigênio”, acrescenta.
Muita gente relaciona a presença de pedras nos rins em pessoas sem histórico desse mal com o baixo consumo de água no dia-a-dia. Nada a ver. “O papel do líquido é curativo em quem já sofre com os cálculos. Esse indivíduo, sim, deve beber muita água para que ela dissolva os sais da urina e evite uma piora do quadro”, diz o urologista Eric Roger Wroclawski, da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo. Ele, no entanto, faz uma ressalva: quem tem pedras nos rins não deve beber muita água em plena crise. “No caso de uma cólica, o excesso de líquido só piora a situação. A água fará com que ele fique inchado e o desconforto aumente”, explica.
Se é verdade que a falta de líquido pode prejudicar o organismo, também é certo que o excesso não é nada bom. “Água demais pode sobrecarregar o sistema urinário”, diz Wroclawiski. “O indivíduo acaba tendo que pôr a sobra para fora e a urina leva embora uma quantidade muito grande de sais minerais, vitaminas do complexo B e sódio”, acrescenta Tânia Rodrigues. O problema é determinar quando se está ultrapassando demais o seu limite. Por enquanto não há um consenso. “Cerca de 3 litros ou 50% acima do que foi perdido já é excesso”, opina Tânia Rodrigues. Flávia Abdallah pensa diferente. “Ninguém vai ter problema sério se beber até 8 litros. De qualquer forma, a hiper-hidratação é muito incomum”, tranqüiliza ela. Verdade. Quem consegue engolir tanta água?
O corpo humano é composto de 70% a 75% de líquido. Se considerarmos uma pessoa com 70 quilos, isso equivale a 49 litros de água. E todo dia esse indivíduo perde... ...cerca de 3% pela urina ...mais 0,8% na transformação dos nutrientes em energia ...mais 0,6% pelo suor ...e 0,5% na respiração
Bebeu? Encha a cara... de água
É a mais pura verdade a história de que o precioso líquido diminui a ressaca. No dia seguinte ao porre, o corpo, principalmente o fígado e os rins, fica intoxicado com o álcool. Daí vem aquele mal-estar, acompanhado de um gosto ruim na boca e da sensação de que a cabeça vai explodir. “Quando tomamos muita água, os rins são obrigados a filtrar o grande fluxo de líquido e isso dilui o álcool que está concentrado, diminuindo os sintomas”, explica Tânia Rodrigues.
Atletas em perigo
Um estudo publicado recentemente pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e amplamente divulgado pela imprensa, deixou muita gente com medo. Ele dava conta de que água em excesso pode causar hiponatremia, distúrbio que provoca inchaço do estômago, vômito, fadiga extrema, perda de concentração e até a morte. Trata-se de uma combinação perigosa: a perda de sódio pelo suor exagerado durante a prática de esporte e a ação da água em abundância, que dilui ainda mais a substância. Déficit de sódio é coisa séria. O mineral mantém o volume dos líquidos corporais, atua na contração muscular e ajuda a absorver a glicose. A notícia deve alterar os conceitos de hidratação dos atletas — e só deles. Quem faz atividade física normal não corre esse risco, até porque dificilmente vai tomar baldes de água, como fazem os esportistas.
Hidrate seu filho
As crianças, principalmente, precisam repor a água perdida. No caso dos bebês de até 6 meses, o leite materno é suficiente para garantir a hidratação. Já os maiorzinhos precisam, sim, beber água. Em que quantidade? “Até a adolescência, a necessidade diária varia de 500 mililitros a 1 litro”, responde Tânia Rodrigues. Não tem erro: de novo, a cada grama de peso corresponde 1 mililitro de água. Então, se quiser seguir a cartilha da boa hidratação, você tem que pesar seu filho logo ao acordar e depois de algumas horas de atividade. Mas, convenhamos, dá trabalho. Não precisa chegar a tanto. “Basta oferecer água sempre, pois os pequenos correm mais riscos de uma desidratação, já que estão em crescimento, são muito ativos e nem sempre se lembram de pedir água”, diz Tânia.
FONTE: Revista SAÚDE
quinta-feira, 23 de abril de 2009
terça-feira, 21 de abril de 2009
Saiba Mais: O Signo do Amor - Saiba como conquistar o signo oposto...
Muita gente não sai de casa sem dar uma conferida no horóscopo. Pelas previsões, pode-se ter uma ideia de como será a semana, o dia ou o ano. E na cama? Os astros dizem algo sobre o comportamento dos diferentes signos do Zodíaco na "Hora H"? Claro que sim. Com base em reportagem da revista "Uma", consultamos astrólogos e mostramos como os planetas interferem nos pontos de prazer. E mais: os astros apontam até mesmo a melhor maneira para esquentar o clima a dois.
- TERRA
Mulheres com Vênus em Terra: Utilizam os sentidos para seduzir. Dão muito valor á aparência, ao perfume, às roupas. Se empenham no visual para despertar desejo.
- ÁGUA
Mulheres com Vênus em Água: São as premiadas. Têm a capacidade de interpretar os desejos e a alma masculina, e seduzi-los no ponto fraco.
- FOGO
Mulheres com Vênus em Fogo: Elas não têm muita complicação , quando estão afim, deixam claro e se mostram disponíveis. São boas para os tímidos.
- AR
Mulheres com Vênus em Ar: Seduzem pela inteligência. Gostam de atrair os homens pelas idéias. Adoram um papo-cabeça.
O PONTO "G" DOS SIGNOS
Áries [21/03 a 20/04]
O Beijo: O ariano costuma se entregar de corpo e alma quando está beijando. É um beijo quente, entusiasmado, cheio de paixão. Bastante impulsivo, prefere impor o jeito de beijar.
O Beijo: Tem um beijo cheio de desejo e sensualidade. Gosta de despertar as mais variadas sensações em quem está recebendo seu beijo. É calmo e prefere beijos longos e muito profundos. molhados.
O Beijo: Seu beijos é muito diferente e criativo. Não gostam de rotina na hora de beijar. Adora brincar com os lábios e com a língua, faz o perfeito jogo da sedução, deixando sem fôlego o seu amor.
O Beijo: Muito romantismo, carinho e suavidade fazem parte do seu beijo. Quando está muito envolvido, gosta de beijar ardentemente. Sabe exatamente o que a outra pessoa está esperando dele.
O Beijo: Quer que todos os seus beijos sejam inesquecíveis, por isso não mede esforços para que sejam perfeitos. Tem uma força e desejo na hora de beijar seu companheiro.
O Beijo: A timidez não interfere no beijo, geralmente apaixonado deste signo. Toca fundo no coração e quer que o par sinta super bem. Na verdade, não parece, mas ele é um grande beijoqueiro.
O Beijo: Mistura palavras, carinhos e gestos românticos enquanto está beijando. Gosta de muito mimo também. E não tem pressa. Beijo para o libriano tem que ser bem devagar e repleto de carícias.
O Beijo: Tem o beijo mais erótico e quente. Primeiro envolve a pessoa em sua magia, mistério e romantismo, depois dá o bote. A sensualidade é marca registrada em seus beijos.
O Beijo: Adora muitos carinhos e dengos enquanto beija. Gosta de se sentir especial e que a pessoa se entregue ao seu beijo. É bastante assanhado com as mãos na hora em que está beijando.
O Beijo: Pode ser uma caixinha de surpresas. O seu beijo começa tímido, meio sem graça, mas depois transforma-se num beijo quente, explosivo, cheio de desejo. Essa é sua arma secreta na hora de seduzir.
O Beijo: Adora inovar até quando vai beijar. Por isso, seus beijos nunca são iguais. Gosta de abraçar a pessoa amada enquanto beija. Precisa estar envolvido por inteiro para desfrutar do beijo.
O Beijo: Sua característica principal é dar prazer ao outro. Faz tudo para que seu beijo seja leve e suave. É muito romântico e gosta de se sentir amado e querido na hora da intimidade.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
domingo, 19 de abril de 2009
Saiba Mais: A Biotipologia...
Desde os tempos mais remotos que o homem pergunta-se: "Quem sou? Qual a finalidade do ser humano na terra? "
Se todo ser humano é feito da mesma matéria (um saco de peles cheio de ossos dentro), se somos todos iguais, por que, então temos reações tão diferentes, tanto físico quanto emocionalmente?
Irmãos nascidos do mesmo útero, recebem a mesma educação, a mesma alimentação, convivem no mesmo ambiente e desde o nascimento pensam e reagem fisicamente de formas tão diferentes. Ao se alimentarem, para uns determinados alimentos trazem equilíbrio, prazer, saúde; enquanto para outros, desequilíbrio, dor e doenças.
Ao tratar o ser humano, é necessário primeiro entender como reage cada organismo, como reage emocionalmente cada pessoa, se não, indicaremos tratamentos generalizados (como acontece atualmente) que podem surtir efeitos benéficos para uns e a destruição para outros.
Os egípcios, herdeiros de culturas mais antigas - Os Atlântis, etc. - desenvolveram no antigo Vale do Tebas a Teoria/ filosofia dos 4 temperamentos, onde diziam que a humanidade está dividida em 4 grupos, 4 temperamentos ou 4 biotipos (não 4 raças, pois pertencemos todos a única raça humana). Cada ser humano tem um temperamento próprio e ao mesmo tempo se identifica com um dos 4 grupos.
Conforme nos ensina o mestre Aurélio, temperamento é o estado fisiológico ou constituição particular do corpo. Constituição moral; conjunto de penhores; índole, caráter, temperamento.
Rudolf Steiner ensinava que o homem tem seu temperamento individual, seu modo de ser, de agir, de pensar e principalmente de reagir quando sob pressão; ao mesmo tempo se identifica ou se agrupa com outros seres, provando-nos que o temperamento deve ser algo ligado tanto ao mais íntimo cerne da essência humana como à natureza em geral.
A cultura grega, baseada na cultura egípcia, definiu os temperamentos com os nomes: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático.
A Esfinge, com a cabeça humana e o corpo animal, está constantemente a nos cobrar: “decifra-me ou te devorarei”.Ou seja, se a mente não dominar o corpo, o ser animal (corpo) se autodestruirá, em função dos seus instintos animalescos.
O corpo humano enquanto um corpo animal, ou seja, a essência do reino animal, se identifica com o grupo animal do qual é a essência. Um dos grupos se identifica com o animal gato, outro grupo com o animal leão, outro com o animal cachorro e o último com o animal rato/ morcego.
Quando sob pressão, stress ou confronto, as pessoas desses grupos terão reações semelhantes aos animais cujo grupo são a essência; Sob este ponto de vista, podemos analisar um pouco da personalidade, das ações e reações das pessoas do nosso convívio.
Hipócrates, grande estudioso dos temperamentos humanos e das medicinas milenares, dizia que 4 fluídos básicos, quando em desequilíbrio, é que causam as doenças, são eles: a linfa, o sangue, a bile preta e a bile amarela. As pessoas em cada um desses grupos tem propensão a desenvolver desequilíbrios em um desses fluídos.
Nos nossos estudos/ trabalhos, ao fazermos a ligação da Filosofia dos 4 temperamentos com a Medicina Tradicional Chinesa, pudemos notar que cada um destes grupos ou temperamentos está ligado ou desenvolve mais força/ energia em um determinado órgão/ víscera do corpo - por analogia podemos dizer: A usina elétrica produz energia e envia para as centrais elétricas que fazem as distribuições conforme os consumidores, estes órgãos fariam papéis semelhantes dentro do corpo.
A Medicina Tradicional Chinesa nos ensina que cada órgão está ligado a uma emoção, uma cor, uma estação do ano, um elemento da natureza, etc.
Exemplo:
- Pulmão/ Intestino Grosso - elemento metal ou ar; emoção: tristeza, melancolia.
- Coração/ Intestino Delgado - elemento fogo; emoção: alegria, stress.
- Fígado/ Vesícula Biliar - elemento madeira; emoção: raiva, ira.
- Rins/ Bexiga - elemento água; emoção: medo, insegurança.
Entendemos que as pessoas do grupo Melancólico estão ligadas ao Pulmão e Intestino Grosso; estas pessoas quando em situação de pressão, stress ou confronto, reagirão ou se expressarão de forma melancólica, fechando-se em concha ou adotando a fisionomia triste ou melancólica, gerando então desequilíbrios com a bile amarela, já que a energia do pulmão em excesso desestabilizará a energia do fígado, trazendo anemia, etc.
O Sanguíneo está ligado ao Coração e Intestino Delgado, as pessoas deste grupo, quando em situação de pressão, reagirão de forma stressante (pavio curto) gritando, bufando, causando desequilíbrios do fluído sangue (o sangue é produzido pelo fígado - glóbulos vermelhos, etc. porém quem bombeia, permitindo a oxigenação e a circulação do sangue é o coração).
O Colérico está ligado ao Fígado e a Vesícula Biliar, sob pressão reagirá com raiva, agredindo, matando, desenvolvendo desequilíbrios do fluído bile preta ou bile terrosa - o fígado destrói o baço ou a madeira destrói a terra.
O Fleumático está ligado aos Rins e a Bexiga, sob pressão adotará a expressão fria e calculista e irá desenvolver desequilíbrios do fluído linfa ou desequilíbrios com os rins e os canais linfáticos.
obs: em outros estudos sobre os temperamentos, o biotipo colérico é que está ligado ao sangue, havendo portanto interpretações diferentes da Medicina Chinesa.
Pulmonar para o biotipo Melancólico - energia do pulmão;
Descubra meios de viver com plena saúde física, emocional, mental e espiritual, além de equilibrar seu peso naturalmente sem recorrer ao uso de remédios e/ou produtos industrializados.
FONTE: Site Biotipologia Alimentar
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Programa "MÁRCIA" de cenário NOVO!
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Saiba Mais - Perfil "Fake" no Orkut: Saiba mais sobre esse assunto...
De acordo com a Safernet, ainda não existe legislação específica para a rede, mas as leis do código penal são aplicadas nos casos virtuais. A organização não governamental que tem como objetivo o combate a crimes na internet ainda nos diz que 90% das 30 000 denúncias mensais recebidas são com relação ao orkut.
Dentre os problemas mais conhecidos dessa rede virtual, temos a criação de perfis falsos, os conhecidos fakes. Alguns dos internautas colocam fotos de desenhos animados, de pessoas famosas, deixando claro que aquele perfil não é real, mas outros usam fotos de pessoas desconhecidas do público em geral, tornando difícil ou as vezes impossível a identificação do perfil como um fake, dando assim continuidade ao uso indevido dos dados de outra pessoa.
Nós (Criadores dessa Matéria) estávamos levantando algumas hipóteses sobre a existência e ação dos fakes. Como o próprio nome já diz, "fake" em inglês, significa "falso". O personagem fake, do orkut, acaba fazendo parte de uma contingência que é diferente daquela vivida na realidade. Essa contingência pode diferir em um ou mais termos da equação antecedente-resposta-consequência:
(1) Antecedente: o contexto da vida do indivíduo não seria estímulo discriminativo para a emissão de certas respostas, mas o contexto do orkut sim.
O orkut dá ao internauta a possibilidade de entrar em contato com pessoas dos mais diferentes credos, costumes, padrões comportamentais que ele não poderia ter acesso fora da internet. Essa série de contextos que fora da internet ele não tem acesso, serve de estímulo discriminativo para certas respostas que também não seriam emitidas fora do orkut, como por exemplo, adotar a imagem de uma pessoa bonita(2) Resposta: algumas respostas específicas só seriam possível na realidade virtual e via perfil fake.
Por exemplo, um indivíduo cria um orkut falso de uma celebridade e passa a responder aos fãs que acreditam que ele é, de fato, o astro (ator, atriz, cantor etc). As respostas do perfil fake são completamente diferentes daquelas emitidas pelo autor em seu dia-a-dia. Outra diferença entre as respostas é o custo dela; pode ser muito mais cômodo, fácil e rápido responder no orkut, alcançando maior número de relacionamentos sociais e com mais facilidade do que ao vivo.(3) Consequência: o ambiente real não reforçaria ou puniria certas respostas, mas o ambiente virtual, com um perfil fake, faz exatamente o contrário: reforça e não pune.
Dentre as consequências reforçadoras que suas respostas podem gerar via orkut, está a receptividade que os outros internautas certamente dispensarão. Receptividade esta que pode ser que ele não receba em quantidades que saciem sua privação quando fora do orkut ; além da receptividade, levando em consideração a quantidade de reforçadores disponíveis na internet, ele pode chegar a abandonar a sua vida social de fato, fora da rede, já que nela não existem tantos reforçadores.
Esse tipo de consequência não se restringe ao uso de foto de pessoas famosas. Muitos internautas pegam fotos de meninas bonitas do orkut e criam fakes através dos quais emitam respostas que podem gerar consequências semelhantes. Como as informações utilizadas na conta fake não são do internauta responsável por sua manutenção, ao utilizá-las ele se esquiva da punição que poderia ser submetido ao defender/apregoar determinadas ideias ou emitir certos comportamentos, podendo assim aprontar o que quiser.
FONTE: [Olhar Beheca] - http://olharbeheca.blogspot.com/
AVISO!
Ela possui sim comunidades criadas por fãns apenas.
Se alguém tentar se passar pela Márcia no orkut, dizendo ser ela e etc...
É mentira, a única forma de se comunicar com a Márcia Goldschmidt é atravez do e-mail do programa.
E-mail: marcia@band.com.br
terça-feira, 7 de abril de 2009
"Márcia" FÃ CLUBE - Horóscopo do Mês de ABRIL...
Abril será um mês excelente para você ampliar seu mundo, sua vida e seu espaço, algo que pode ser feito por meio de novos estudos, cursos e viagens. O Sol em seu signo traz recompensas também no plano espiritual.
O período mais intenso e importante do mês começa com a Lua cheia em Libra, no dia 9, e segue até o dia 25, com a Lua nova em Touro, passando pela importante Lua minguante em Capricórnio no dia 17. Aproveitando o Sol em seu signo até 19/4, toque sua vida com vontade, caprichando nas ações coletivas, pois muita coisa boa virá de sua participação em entidades e organizações. Cuidado somente entre os dias 13 e 16 para não ser vítima da má fé alheia. Marte e Urano no signo anterior ao seu protegem as meditações e os bons pensamentos, mas inclinam você a cair em armadilhas prejudiciais e traições. Com três mudanças lunares em signos cardinais como o seu, a promessa é de movimento, inícios e aberturas. A Lua nova em Touro só virá estabilizar suas escolhas feitas nas semanas anteriores.
Marte entra em seu signo no dia 22, trazendo dinamismo e pique à sua vida, fortalecendo o lado líder, pioneiro e ativo. Alguns julgarão suas atitudes mais competitivas, impulsivas e até egoístas. Mas, para você, a verdade é que chegou a hora de agir, depois de muito tempo pensando e refletindo. Seu faro e pontaria estarão exemplares.
Saturno das estruturas e dos compromissos também estará retrógrado este mês, mas você encontrará saídas e soluções para a maioria de seus problemas na terceira semana de abril. A única coisa que terá de fazer é moderar a impaciência e fazer um pouco de esforço para colaborar com as pessoas. Compensando o imobilismo de Saturno, você tem a visão da verdade. Mercúrio, que entra em Gêmeos no dia 27, vai limpar ainda mais as obscuridades, promovendo inspiração e inovação em qualquer área.
O mês termina com Mercúrio mobilizando sua mente para assuntos do cotidiano e de seu entorno.
Comece abril pegando leve na vida social e profissional. Volte-se mais para a vida íntima. Arrume a casa, tornando-a um cantinho aconchegante e agradável, em que só entram pessoas queridas com as quais possa compartilhar seu lado luminoso e criativo. Com Vênus retrógrada, formando aspectos tensos com Plutão até o final de abril, a época de fazer a sua revisão de vida antes do aniversário vai exigir mais de você do que em anos anteriores.
Mercúrio estará em seu signo a partir do dia 9, considere a possibilidade de usar melhor seus dotes intelectuais e mentais, aplicando-os de maneira concreta e prática em sua vida e a seu favor, especialmente nos assuntos de foro íntimo, saúde e vida familiar. A visita anual do comunicador Mercúrio em Touro promete boas percepções e oportunidades nos dias 17 e 18, quando formará trígono com o planeta da experiência e da maturidade Saturno. Nos dias 23 a 27, quando estará enviando raios positivos ao revolucionário Urano e ao transformador Plutão. Raciocínio penetrante, habilidade mental, talento para revelar aspectos ocultos e trazer a luz possibilidades desconhecidas.
Outra regra de ouro é dirigir de forma consciente e objetiva seu idealismo e vontade de fazer o bem. Por exemplo, na virada para a segunda quinzena, Sol e Netuno formam um sextil, aspecto muito interessante para você se envolver com propostas de equipe ou trabalho conjunto. Inspiração, idealismo e sensibilidade poderão sem bem empregadas em atividades que gerem vida melhor para quem precisa.
No dia 19, o Sol entra em seu signo, trazendo de volta o calor, a criatividade e o pique que estava precisando. A Lua nova em seu signo acontece em 25 de abril, dia que deveria ser reservado para atividades pessoais criativas, contato com a natureza, meditação, planejamento de vida e conexão com seu íntimo.
Mantenha seus segredos guardados a sete chaves de 25 a 27 de abril. Mesmo sem querer, as pessoas podem prejudicar seus planos nestes dias e evite dar corda para os fofoqueiros também.
Sonhos e aspirações estimulantes animarão seu espírito e serão seu ponto forte em abril. Você tem até o dia 17 para fortalecer sua visão de futuro, planejar e definir seus projetos, usando a intensa inspiração e intuição de Áries, o signo iniciador e pioneiro do zodíaco.
Se as esperanças e anseios jogam papel tão importante em sua vida este mês, também é bom lembrar que, a partir do dia 19, tem início aquela fase de introspecção e reavaliação de vida que antecede seu aniversário: o Sol entra em Touro no dia 19 e o pico deste processo acontece na Lua nova em Touro, dia 25. Neste mesmo dia, Mercúrio começa a formar um aspecto intenso com Plutão, com empréstimos e dívidas. Você estará sensível a pressões alheias, mas não se recrimine ou se torture por algo que está alem do seu poder resolver.
Aproveite os últimos dias de abril para cuidar da vida pessoal. Seja muito discreto, econômico, cuidadoso com papéis e documentos e não sofra por quem não lhe dá o devido valor. Você precisará poupar energias para manter-se equilibrado em um mundo em oscilação e reviravolta. É parte do seu processo atual aceitar que você mudou e os objetivos que desejou um dia alcançar podem não ter mais sentido, embora alguns deveres e compromissos tenham de ser mantidos em casa e na família, pois há quem dependa de você.
No final de abril, Mercúrio entra em seu signo trazendo mais leveza e plasticidade a você, que também estará mais curioso e ligado ao ambiente que o cerca. Todo o potencial deste pequeno planeta da comunicação e da mente estará a mil, favorecendo você de muitas formas. Dois dias antes, a Lua nova em Touro marca o período de mais intenso mergulho nas suas reavaliações, finalizações e fechamento de ciclo. Este será um momento para descansar, ficar junto à natureza e tentar entender como e por que você pode canalizar sua energia criativa de maneiras positivas para sua autorrealização.
O foco em sustentar vivas suas aspirações e seu desejo de se transformar em uma pessoa mais respeitada, dinâmica e independente vai render ótimos frutos em abril. O melhor deles deve acontecer na segunda semana, de 9 a 11 de abril, mas para aproveitar bem este ótimo astral enfrente os desafios de cabeça erguida, não deixe as emoções caladas no peito, mas coloque-se de modo verdadeiro e íntegro em cada situação.
Uma viagem pode ser tema eletrizante na terceira semana, assim como o início de um curso ligado a sua carreira ou trabalho. Com um cenário astral positivo, por que não se deixar levar pela empolgação? Sol e Júpiter armam aspectos poderosos na segunda semana, que reforçam as decisões audaciosas ditadas pela conjunção entre Marte e Urano.
Com a entrada do Sol em Touro no dia 19 e a entrada de Marte em Áries no dia 22, você poderá dirigir melhor sua criatividade, procurando estabilizar projetos pessoais já em andamento.
A oposição entre Saturno e Urano diminui de intensidade em abril, abrindo brechas para você repensar o tema da responsabilidade e da liberdade. Quanto mais você exercitar o alargamento de sua visão de vida, combatendo preconceitos e estruturando melhor o conhecimento prático que tem da vida, melhor. Esta é uma tarefa e tanto para abril. Vai ajudar você a fazer escolhas mais honestas e corajosas ainda este ano, no segundo semestre. Confie.
O trajeto anual do Sol pelo signo irmão de Áries sempre é um sinal de abertura, entendimento, mais entusiasmo e garra para viver. O Sol ilumina muitas verdades para você neste signo e o torna mais filósofo, tentando entender a vida sob prismas mais amplos e relativos. Além desta força solar, você conta com Júpiter, que está ampliando suas escolhas, por meio de atitudes versáteis e inovadoras no trato com as pessoas. O mundo é vasto, há gente interessante nele que toca dimensões delicadas em seu espírito. Com estes contatos, você crescerá, expandindo opções e dominando melhor suas dificuldades.
Abril é também um mês de emoções fortes, que começa e termina com forte tensão entre Vênus e Plutão. Você estará sob o fogo cruzado de uma luta entre valores e desejos e busca de sentidos e propósitos. É claro que você pode usar esta tensão de forma positiva, mas para isso terá de cultivar a doçura e a maleabilidade com as pessoas e consigo, e avaliar de forma menos passional as demandas alheias e as suas próprias. Em primeiro lugar, confie na sua intuição, já que com o Sol em Áries as verdades serão reveladas.
Na terceira semana, Vênus retoma seu movimento direto, estando conjunta a Marte no intuitivo e sentimental signo de Peixes. Uma oportunidade ótima para você encarar de vez a necessidade de dar vazão a um lado mais artístico, criativo e sem tanto controle pessoal. As artes serão ótimos canais para você expressar emoções e mágoas antigas. A ideia é regenerar-se pelo perdão e aprender a seguir de forma mais fluida, sem tanto medo de perder as rédeas no universo ou com mis coragem para entender que nem tudo passa pelo racional ou é pode ser dominado pela força de vontade. A vida acontece assim também.
A Lua nova em Touro, que acontece no dia em que Mercúrio e Urano formam ótimo aspecto, 25 de abril, favorece a mentalização do sucesso, da realização de alvos pessoais, da estabilização de sua vida e de projetos importantes. Você contará com a visão interior clara para definir rumos nestas direções, além de obter o máximo de seu poder mental.
Às vezes, é bom encarar a solidão, porque por meio dela você descobre a coragem de ser único, de seguir por um caminho próprio, que ninguém experimentou. Esta verdade é um presente do Sol em Áries para você. Use bem este conhecimento, sondando sua alma em busca de verdades ainda mais ousadas a seu próprio respeito. Você também pode fazer isso com o auxilio de um mestre espiritual ou um psicólogo. Em abril, o céu conspira por você neste sentido. Vai ser muito mais rápido e tocante acessar sua alma e encarar seus medos. O alívio que isso provocará tem sabor de novidade, leveza e criatividade.
Além de pensar, intuir e ter fé nas suas intuições, você também estará protegido por Mercúrio, o regente de seu signo, que forma excelentes aspectos com Saturno e Netuno na primeira semana, possibilitando troca de conhecimento e aplicação do raciocínio claro em sua vida. Ou seja, além de entender algo no seu âmago, de enfrentar bem melhor possíveis perdas e transformações, você vai saber muito bem como traduzir este aprendizado na vida prática e concreta do dia-a-dia.
No dia 19, o Sol entra em Touro e, neste signo irmão, consolida e aprofunda o que você descobriu. Agora não são mais questionamentos e dúvidas, mas certezas e fé que surgem no seu horizonte e dão o caminho. Pode ser que você queira até viajar, quebrando a rotina, só pra comemorar. A idéia é ótima, se você associar a ela a possibilidade de surpresas enriquecendo sua vida. As datas melhores para isso vão de 20 a 25 de abril. Neste período, o Sol trígono Plutão (22 a 24/4) garante foco e tirocínio para grandes e importantes decisões.
No dia 25, aliás, a Lua nova em Touro merece um ritual de conexão com as forças da estabilidade e da concretização, que regem este signo. Procure meditar. Se você tiver alguma prática espiritual, o dia será perfeito para se dedicar intensamente a ela.
Por fim, outra boa notícia: Mercúrio entra em Gêmeos no dia 27, movimentando sua vida social, carreira e profissão .Mostre o que sabe fazer e aconteça.
É inegável que você está tendo mais consciência das pessoas e de como elas impactam a sua vida. Abril é o mês certo para fazer isso, pois você conta com o Sol em Áries e, desta vez, ele forma três ótimos aspectos que favorecem a melhoria de sociedades, parcerias e as relações de um modo geral. O que vai mudar é a sua postura em relação às pessoas e, por conseqüência, a postura delas em relação a você. O primeiro destes aspectos acontece de 9 a 11, em seguida o Sol faz sextil com Netuno de 14 a 16 e finalmente forma trígono com Plutão de 22 a 24.
Vênus retrógrada indica que você terá de lutar contra a tendência de se deixar levar pelas decisões alheias ou de ficar enfraquecido por decisões impulsivas e impensadas, que o deixam nas mãos dos outros. Corrija isso refletindo mais.
As librianas em especial farão muito sucesso nas reuniões sociais e na vida profissional. Esta tendência segue até o seu momento de auge, que será nos dias 22 a 24, perfeitos também para mergulhar fundo dentro de si. Neste sentido, tanto os homens quanto as mulheres devem aceitar a ajuda de um amigo, consultor ou parceiro para este fim. O cenário astral está ótimo para você definir relacionamentos, avançar no autoconhecimento e sentir a proteção dos anjos.
Marte em Áries após 22 de abril, quando seu planeta regente também estará neste signo, é promessa de atividade no mundo, de confronto e negociações urgentes exigindo tomada de posição e decisões rápidas.
Finalmente, o lado idealista e justiceiro do libriano vai falar alto no final de abril. O Sol em Touro permite a avaliação do lado concreto dos problemas e faz com que você veja além das aparências, ganhando força nesta postura corajosa. A Lua nova em Touro no dia 25 reforça o poder realizador de um ótimo aspecto entre Mercúrio e Urano, que inova e liberta mentes. Contudo, não se prejudique pessoalmente, tentando ajudar pessoas ingratas. Seja sutil e sagaz.
A tendência de março para centrar esforços nos ajustes que precisava fazer em sua vida pessoal continua forte este mês. Você vai ter pouco tempo para acertar o passo nestes assuntos, pois com Vênus retrógrada parece que ninguém está afim de ajudar você a ter mais tempo para descansar. Pequenos afazeres, compromissos que terá de cumprir, tarefas a refazer e cuidados a tomar se multiplicarão até 17 ou 18 de abril.
Urano e Saturno mantêm a oposição de longa duração, mas este mês, devido à retrogradação deste último, você sentirá menos impacto direto na sua vida cotidiana. Alguns podem ser obrigados a rever parâmetros de conduta, mas nada mais dramático do que isso.
Vênus e Marte encontram-se em Peixes e, depois, em Áries na terceira semana, a mais movimentada e cheia de novidades para você. Somente aí você contará com a lucidez necessária para tomar um rumo mais firme em sua vida prática.
Júpiter em Aquário recebe aspectos positivos e poderosos do Sol na segunda semana, ampliando seu poder de agir em prol de seus sonhos. Uma esperança surge, uma porta se abre, e você tem a liberdade de escolha de seguir por ela ou não. Algo novo deve surgir nesta época, iluminando você com otimismo e boa vontade.
Seu senso de justiça estará bem agudo, embora muitos ignorem ou queiram passar por cima de você e de suas intuições e inspirações. Faça com que as palavras bem escolhidas calem fundo em quem tem o poder de melhorar as condições que você e os seus vivem. Para isso, contará com ótimos aspectos de Mercúrio e do Sol.
No dia 25, o Sol e a Lua se encontram no estável signo de Touro, que é complementar ao seu. A vibração do relacionamento com o mundo se torna algo fundamental. A qualidade, lealdade, aderência e fertilidade desstas relações resumem tudo que você precisa para se sentir integrado e feliz num mundo em que pode se sentir apoiado, valorizado e digno. A força deste trânsito será tremenda para você redefinir prioridades. É a luta no mundo concreto, o teste de muitos palpites e certezas que terá lugar.
O Sol em Áries é um fator de poder e vitalidade para você em abril. Ainda bem, pois você vai precisar disso para manter suas intenções firmes, num mês em que os problemas da vida cotidiana tendem a mexer com seu humor. Você tem Júpiter a seu favor, mas ele só traz ajuda se você abrir a mente e adotar posturas menos ortodoxas. Dê provas de que está mais consciente da importância e da eficiência de cultivar atitudes mentais mais distanciadas e menos ardorosas, submetendo a escrutínio e questionamento certas verdades absolutas que o limitavam e impediam de fazer escolhas mais saudáveis.
Combata as oscilações emocionais na primeira semana, sendo paciente com as pessoas em suas dificuldades também. No dia 9, a Lua cheia em Libra delimita bem os contornos de algumas esperanças e anseios. A conclusão a que vai chegar é a de que nem tudo vale a pena. Alguns projetos demandam esforço coletivo, troca de experiência e contato com mentes diversas. Não se tranque, mas aceite o embate entre ideias, deixando de lado argumentos de autoridade ou força. Marte em Áries a partir do dia 22 aumenta sua garra e vontade de vencer e amplia seu cenário de atuação. Desafios que tragam mais honra e dignidade devem ser encarados a partir desta data.
As lutas entre a formalidade e a inovação ganham contornos mais suaves em abril. Ou seja, a oposição entre Saturno e Urano se abranda, mas somente para ganhar fôlego e voltar com força total em setembro. Você, que enxerga longe sem fazer força, entenderá que qualquer deslize agora terá conseqüências adiante. E, portanto, mais vale acertar o alvo agora do que ficar à deriva com medo do futuro.
No fim do mês, a Lua nova em Touro no dia 25 pede interioridade e um pouco de reclusão. Trate de aproveitar o embalo para repensar os próximos passos concretos em direção ao seu sucesso e realização. Dois dias depois, Mercúrio entra em Gêmeos, movimentando sua vida com novidades.
Abril começa com uma Lua crescente no signo oposto ao seu, anunciando mais movimento e necessidade de prestar contas às pessoas sobre suas decisões. Seu grau de liberdade pode ser a medida para muitas escolhas, mas terá de se explicar. Por isso, escolha bem. Vênus e Plutão também interagem de forma intensa no início de abril, trazendo drama e jogos de poder para o cenário profissional e familiar. Por todo o mês de abril, você precisará ter mais tato e paciência do que de costume para driblar as cobranças, muitas vezes desmesuradas e injustas.
As dificuldades enfrentadas na primeira quinzena se dissolvem na terceira, quando Vênus e Marte se encontram em Peixes, possibilitando entendimento por meio do diálogo. Mas você terá de puxar o cordão, apelando para a humildade e sendo bem flexível. Viagens curtas e cursos de interesse artístico ou técnico podem ser iniciados com sucesso neste período de 20 a 25 de abril.
Este também é o mês do clima astral diversificado, em que seu regente Saturno, embora retrógrado, diminui a pressão e o impacto sobre Urano, simbolizando dias de mais facilidade para acomodar seu desejo por algo novo, com a necessidade de se apoiar num mínimo de estrutura. Vênus também começa o mês retrógrada e em péssimo aspecto com Plutão em seu signo durante os primeiros dias do mês e no final de abril.
Em seguida, acontece a Lua minguante em seu signo, no dia 17, quando Mercúrio e seu regente Saturno também sinalizam senso estratégico, foco, disciplina e experiência a serviço da vida prática.
Entre os dias 23 e 26, reforçando o poder do Sol em Touro, você pode ter idéias incríveis e encontrar um jeito especial de realizá-las.
Diversificar seu cotidiano é uma meta importante que você alcançará em abril. Use o seu poder de observação somado à intuição mais penetrante e certeira. O Sol em Áries abre as comportas da sua mente para o futuro e as coisas novas. Torne seu dia-a-dia colorido, alterando pequenos detalhes na sua rotina, tente fazer algo de um jeito diferente, conheça melhor um vizinho, invista num bom contato com as pessoas mais próximas. Estas simples medidas podem garantir a você um retorno humano e afetivo necessário para dar aquele suporte num mês de muitas dúvidas a respeito de seus sonhos e de quem você é hoje em dia.
Com a Lua cheia em Libra no dia 9, você estará imbuído de mais clareza a respeito dos rumos que precisa seguir. A decisão de uma viagem ou de uma nova atividade profissional pode começar a se delinear mentalmente, embora as condições para uma mudança real de vida só aconteçam a partir de maio próximo. Não ceda a pressões para que desista de seu caminho em nome de outras pessoas, porque depois de 18 de abril as reais intenções alheias ficarão claras.
A segunda quinzena trata-se de adequar necessidades à realidade. A Lua minguante no signo anterior ao seu remete à última questão. Capricórnio é um signo de ambição, de luta concreta, disciplina, vontade e racionalidade canalizada para propósitos de longo prazo. Se você ajustar o seu radar emocional com estas questões, perceberá que tipo de ajustes e mudanças precisa fazer em sua vida para obter mais resultados e felicidade. Vale a pena tentar incorporar algumas das lições de Capricórnio à sua sede por uma vida mais íntegra, verdadeira e cheia de frescor.
O Sol entra em Touro no dia 19, iluminando seus sonhos e a vontade de realizá-los. A influência estabilizadora e fertilizante deste signo é apropriada para você tornar sua vida íntima mais florida, próspera e abundante em muitos aspectos, não apenas no material. Finalmente, Mercúrio entra em Gêmeos no dia 27, trazendo movimento, leveza e curiosidade a você, que estará chegando a um dos períodos mais férteis de produção mental e intelectual do ano.
A Lua crescente em Câncer, que acontece no dia 2, é um presságio positivo para você iniciar bem o mês de abril. Ela acontece num signo irmão, de sentimento e emoção, mostrando o caminho da fertilidade e da criatividade, para que você, por meio disso, possa imprimir sua tremenda imaginação em seu cotidiano. Desafiar-se é um bom começo.
Este é um mês promissor também para você equilibrar seu senso de valor e, num plano mais concreto, as suas finanças. O período também é ótimo para você ter muitas provas e oportunidades para mostrar que tem capacidade, talento e sabe bem o que fazer com eles. O bom disso é que com a retrogradação de Saturno, já em si um fator negativo, você tem um pouco mais de tempo para cuidar de sua vida pessoal e financeira, batalhando por sua independência e fazendo valer seu jeito inspirado de abordar os problemas. Urano, em Peixes, segue firme na direção dos últimos graus do signo. Como ele só vai retrogradar em outubro, você tem mais espaço, por enquanto para criar muitas maneiras novas de expressar sua individualidade, justamente graças a Saturno retrógrado.
Na terceira semana, há o encontro de Vênus e Marte em seu signo, formando uma conjunção ampla com Urano, sinalizando um bom motivo para iniciar uma atividade prazerosa, que espelhe seus valores e verdades atuais. Oportunidades devem chegar até você nesta época e viagens podem acontecer. Os dias mágicos desta conjunção seguem de 20 a 23. Anote suas idéias, os convites que receber neste dia e coloque mais de sua inspiração no cotidiano. Neste meio tempo, o Sol começa seu trânsito anual pelo signo amigo do seu de Touro, que exerce uma qualidade de resistência e tenacidade, aprofundando suas decisões e as tornando mais dignas de confiança. A literatura e a poesia são bons canais de autoexpressão durante o período em que o Sol permanecer neste signo. Adicionalmente, com Mercúrio ali posicionado, provavelmente você irá produzir muito mentalmente e deverá cuidar mais de seus relacionamentos com amigos e colegas.
Nos últimos dias do mês, vale a pena investir tempo para pesquisar um curso de línguas ou técnico, que o ajude a se expressar melhor ainda. Você vai encontrar algo poderoso e transformador. Viagens curtas neste período também se provarão positivas.